Cuidados com as Peças

POR FAVOR, LEIA COM ATENÇÃO :

Para garantir a qualidade de nossos produtos, informamos abaixo alguns cuidados que devem ser seguidos para melhor conservação de suas peças (piercings, alargadores e acessórios):

  • Peças que contenham partes fabricadas em cobre, bronze, metal comum ou algum outro metal diferente do aço cirúrgico, ouro ou prata maciços (leia na descrição de cada item) podem sofrer oxidação ou alteração da cor quando expostas à umidade ou água, portanto retire-as antes do banho diário ou ao entrar no mar ou piscina. ​
  • Peças banhadas a ouro, prata, ródio, cobre, bronze ou PVD podem perder ou sofrer alteração da cor quando expostas à umidade constante, água e ao ácido úrico, portanto retire-as antes do banho diário ou ao entrar no mar ou piscina ou prática de atividades físicas.​
  •  Ao utilizar materiais de limpeza, retire peças banhadas a ouro, prata, ródio, cobre, bronze, coloridas PVD ou fabricadas em cobre, bronze, metal comum ou algum outro metal diferente do aço cirúrgico.
  • Ao utilizar cremes ou perfumes, aguarde a absorção desses antes de usar suas peças banhadas/folheada a ouro, de prata, banhada/folheada a ródio, de cobre ou metal colorido com método PVD, ou fabricadas em cobre, bronze, metal comum ou algum outro metal diferente do aço cirúrgico ou titânio em estado natural.
  • Peças que possuem aplicação de pedras, strass, cristais ou outros adornos como conchas (abalone, madrepérolas) não são recomendadas para uso contínuo e diário, dessa forma recomenda-se retirá-las antes do banho diário ou ao entrar no mar ou piscina e antes da prática de atividades físicas, sob o risco dos adornos descolarem ou acumularem resíduos de produtos, deixando-os opacos e/ou sem brilho, caracterizando-se assim má utilização.
  • Limpe com frequência as peças após o uso, delicadamente, utilizando sempre uma flanela seca, o suor contém ácido úrico e muitas vezes é responsável pelos danos ocasionados aos metais e pedras.
  • Nunca utilize flanelas com polidor específico para ouro e prata maciços em peças banhadas/folheadas ou PVD, sob o risco de retirar a camada de cor.
  • O armazenamento das peças deve ser feito em local limpo e seco, individualmente, em locais forrados por tecido ou papel de seda. Isso evita que o atrito constante arranhe ou quebre as peças mais delicadas.
  • Evite choques, quedas, torções pois a peça poderá quebrar ou ter suas partes descoladas, evite contato com materiais que possam arranhar a peça ou ocasionar o desprendimento e/ou descolamento das pedras, cristais ou adornos colados.
  • Evite usar peças coloridas PVD ou banhadas a ouro, ródio ou prata, bijuterias ou com aplicação de cristais, pedras e adornos colados em ambientes com calor excessivo tais como saunas, salas de máquinas, cozinhas industriais, sob o risco dos cristais, pedras e adornos descolarem e o suor acelerar o processo de oxidação dos metais.
  • Peças de titânio coloridas pelo método pvd não são compatíveis para futuras anodizações.
  • Retire antes de dormir peças frágeis que possam quebrar-se ou peças com aplicação de cristais, pedras e adornos colados, evitando que descolem ou se desprendam com o atrito.
  • Alguns modelos de piercing argola captive possuem a esfera fixa, para facilitar o manuseio e evitar a perda da esfera, nesse caso não puxe a esfera fixa, ou poderá quebrar o piercing.
  • Manuseie com cuidado peças delicadas, como por exemplo aquelas que combinam rosca metálica e parte em acrílico (falsos alargadores), esferas de acrílico (piercings de bioflex ou aço com esferas de acrílico), alargadores de acrílico com rosca, piercings finos e/ou maleáveis de torção (por exemplo: argolas de nariz, argolas helix) ou peças que possuam adorno de metal comum (por exemplo: alguns piercings de mamilo e alargadores):
    • Tenha cuidado para não rosquear as peças tortas, pois a rosca poderá espanar ou a peça acrílica ou de metal comum quebrar;
    • Esferas de acrílico são delicadas devido ao material, ao tamanho e por serem ocas, portanto manuseie delicadamente e jamais rosqueie ou aperte com força, sob o risco de quebra da esfera;
    • Tenha cuidado para não girar, torcer ou apertar uma argola de torção com força em excesso, sob o risco de deformar ou quebrar a peça;
    •  Nunca puxe as partes em direção oposta para colocar ou retirar o piercing, sempre torça ou desrosqueie com cuidado, delicadamente, sem utilizar força em excesso.
  • É aconselhável manusear piercings e alargadores utilizando luvas de látex, facilmente encontradas em supermercados e farmácias, pois o material  propicia aderência ao toque, garantindo aperto adequado e evitando perda das partes, topos, esferas e spikes, além de falicitar o rosqueamento/desrosqueamento e a retirada do piercing e do alargador.

 

Dicas Específicas para cada material:

 

  • Peças de aço cirúrgico 316L

O Aço Cirúrgico 316L é um metal hipoalergênico para a maioria das pessoas, bastante utilizado em próteses e piercings, por sua característica de compatibilidade com a pele, entretanto uma pequena parcela da população pode desenvolver ou apresentar alergia, já que em sua composiçào há porcentagem de níquel, mesmo que extremamente baixa. Este metal não oxida, não descasca, não escurece, permitindo o contato com a água salgada e maresia. Sua manutenção é simples, bastando lavar com sabão neutro e água (doce) e secar com uma flanela limpa e seca. Atenção: peças coloridas (PVD, folheadas ou banhadas) e alguns piercings ou alargadores com pingentes podem possuir algumas partes em outros metais ou materiais e requerem cuidados específicos (ver abaixo), verifique na descrição de cada peça de quais materiais ela é feita. 

Antes de dormir, retire as peças frágeis que possam quebrar-se ou peças com aplicação de cristais, pedras e adornos colados, evitando que descolem ou se desprendam com o atrito. Evite choques, quedas, torções pois a peça poderá quebrar ou ter suas partes descoladas, evite contato com materiais que possam arranhar a peça ou ocasionar o desprendimento e/ou descolamento das pedras, cristais ou adornos colados.

 

  • Peças de Titânio

 Titânio é um metal extremamente leve, antialérgico (considerado o metal mais biocompatível que há), bastante utilizado em próteses e piercings, por sua característica de compatibilidade com a pele. Este metal não oxida, não descasca, permitindo o contato com a água salgada e maresia. O titânio pode escurecer devido ao contato com poluição (enxofre) e ácido úrico, naturalmente presente no suor e na pele. Se isso ocorrer, sua manutenção é simples, basta deixar a peça de molho em água morna com sabão neutro por 5 minutos, esfregá-la com um tecido limpo e macio para retirar as impurezas e secar em seguida com uma flanela seca.

Atenção: Peças coloridas pelo método pvd não são compatíveis para futuras anodizações. Peças coloridas pelo método PVD ou com algumas partes em outros materiais requerem cuidados específicos (ver abaixo), verifique na descrição de cada peça de quais materiais ela é feita. 

Antes de dormir, retire as peças frágeis que possam quebrar-se ou peças com aplicação de cristais, pedras e adornos colados, evitando que descolem ou se desprendam com o atrito. Evite choques, quedas, torções pois a peça poderá quebrar ou ter suas partes descoladas, evite contato com materiais que possam arranhar a peça ou ocasionar o desprendimento e/ou descolamento das pedras, cristais ou adornos colados. Retire piercings coloridos (PVD) antes do banho diário de mar e de piscina para manutenção da cor. 

 

  • Peças de Prata 925

Prata Esterlina, também conhecida como Prata de Lei ou Prata 925, é um metal maleável, antialérgico para a maioria das pessoas, bastante utilizado em jóias. É perfeitamente normal o metal prata esterlina alterar de cor (escurecer ou amarelar) e isso não se trata de defeito, visto que a oxidação da prata acontece naturalmente e é um fenômeno bastante conhecido. A oxidação da prata ocorre devido à reação química do metal prata com enxofre, que provoca a alteração superficial da cor do metal. Esse processo ocorre por diversos fatores como:  

  • Simples exposição ao ar, que contém enxofre devido à poluição;  
  • Contato com suor e ao ácido úrico que está presente na pele em todas as pessoas; 
  • Ingestão de certos medicamentos, que acabam alterando a composição do suor;
  • Contato com produtos de limpeza ou cosméticos;
  • Contato com cloro (piscina).

Prata não é sempre igual, o processo de fabricação de Prata se dá de diferentes formas a depender da região ou do fabricante. A prata 925 possui em sua composição a fundição de 92,5% de Prata pura mais 7,5% de outros metais, como o Cobre ou o Latão. Já a prata 950 é um pouco mais pura, pois possui 95% de Prata pura e 5% de outros metais. Os metais utilizados em sua fundição são igualmente antialérgicos, em nada prejudicando a peça de prata. 

 

Peças de prata têm outros metais em sua composição, geralmente o cobre é utilizado na composição da prata 925 ou 950. O tom avermelhado ou amarelado, por exemplo, se dá ao metal cobre que compõem a prata esterlina 925. A prata pura, também conhecida como prata 1000, raramente é empregada na confecção de jóias por ser muito “mole” e deformar com facilidade.

 

Apesar dessa característica, prata é um metal nobre e sempre é possível recuperar seu brilho e cor. Sua manutenção é muito simples, basta limpar com frequência as peças com produto específico para limpeza de prata ou usar flanela com produto específico para prata, ambos produtos estão à venda em lojas de jóias, e são conhecidos como Flanela Mágica ou Monzi. É possível também dar um banho de ródio na peça em joalherias especializadas, dessa forma ela só escurecerá após o desgate do banho. 

 

ATENÇÃO: Peças de prata 925 banhadas a ouro ou com acabamento em cor por pintura são mais delicadas e devem ser lavadas OCASIONALMENTE com sabão neutro e água (doce), secas com uma flanela limpa em seguida. Essas peças não podem ser molhadas com frequência, não devem ser usados produtos abrasivos (monzi ou flanela mágica) ou álcool para preservar o acabamento e a cor.

 

 

  • Peças banhadas ou folheadas a ouro, ródio e peças confeccionadas parcial ou totalmente em liga de cobre ou metal comum (bijuteria)

Essas peças possuem em sua composição metais que podem reagir à umidade natural do meio ambiente, oxidando-se, perdendo o brilho, escurecendo e/ou desgastando-se após algum tempo de uso. Esse desgaste acelera-se no caso de contato com ácido úrico presente na pele e no suor, lembrando que no organismo de algumas pessoas a quantidade desse ácido é maior quantidade que em outras. O ácido úrido é o maior causador de oxidação dos metais, assim, o uso de bijuterias é desaconselhável para uso em pessoas que apresentem altos níveis de ácido úrico no organismo. Para conservar suas peças por mais tempo, limpe-as sempre após o uso e não exponha suas peças em contato com produtos químicos, como perfumes, cremes, loções, óleos, cloro, sal, produtos de limpeza, umidade. 

Antes de dormir, retire as peças frágeis que possam quebrar-se ou peças com aplicação de cristais, pedras e adornos colados, evitando que descolem ou se desprendam com o atrito. Evite choques, quedas, torções pois a peça poderá quebrar ou ter suas partes descoladas, evite contato com materiais que possam arranhar a peça ou ocasionar o desprendimento e/ou descolamento das pedras, cristais ou adornos colados. 

Peças banhadas ou folheadas a ouro ou ródio podem ter acabamento simples ou podem ter folheação tripla. As peças com folheação ou banho simples são mais sensíveis à água, ácido úrico ou umidade, consulte a descrição de cada peça.

 

Imagem acima: esquema de banho triplo de ouro (folheação tripla).

Peças banhadas a ouro ou com acabamento em cor por pintura são mais delicadas e devem ser lavadas OCASIONALMENTE com sabão neutro e água (doce), secas com uma flanela limpa em seguida. Essas peças não podem ser molhadas com frequência, não devem ser usados produtos abrasivos (exemplo: monzi ou flanela mágica) ou álcool para preservar o acabamento e a cor.

  • Peças coloridas PVD (physical vapor deposition)

Peças coloridas pelo método PVD podem ser limpas facilmente com um pano úmido limpo e depois com uma flanela limpa seca. Não use produtos abrasivos para limpar peças PVD, pois possívelmente riscará a superfície e poderá acelerar o processo de desgaste da cor. Evite líquidos de polimento.  Peças PVD de cor dourado tendem a sofrer escurecimento com o tempo, muitas vezes aparentando ouro velho, trata-se de característica do material, e não de defeito. Peças de titânio coloridas pelo método pvd não são compatíveis para futuras anodizações.

O desgaste da camada colorida poderá ocorrer em caso de contato com grande quantidade de ácido úrico presente na pele e no suor, sendo assim desaconselhável o uso de peças coloridas pelo método PVD por pessoas que apresentem altos níveis de ácido úrico no organismo.

Antes de dormir, retire as peças frágeis que possam quebrar-se ou peças com aplicação de cristais, pedras e adornos colados, evitando que descolem ou se desprendam com o atrito. Evite choques, quedas, torções pois a peça poderá quebrar ou ter suas partes descoladas, evite contato com materiais que possam arranhar a peça ou ocasionar o desprendimento e/ou descolamento das pedras, cristais ou adornos colados.

 

  • Peças de acrílico, silicone, resina, borracha

Devem ser limpas com água doce e sabão neutro liquido, secar com uma flanela limpa, evitando riscar a superfície. Não recomenda-se a utilização de álcool para a limpeza das peças de acrílico, o álcool resseca o acrílico e com isso pode quebrar-se facilmente. Não armazenar em local com exposição ao sol.

Antes de dormir, retire as peças frágeis que possam quebrar-se ou peças com aplicação de cristais, pedras e adornos colados, evitando que descolem ou se desprendam com o atrito. Evite choques, quedas, torções pois a peça poderá quebrar ou ter suas partes descoladas, evite contato com materiais que possam arranhar a peça ou ocasionar o desprendimento e/ou descolamento das pedras, cristais ou adornos colados.

 

  • Peças de madeira/bambu

Algumas peças de madeira possuem pinturas, tingimentos ou aplicação de partes metálicas, peças que contenham partes fabricadas em cobre, bronze, metal comum ou algum outro metal diferente do aço cirúrgico, ouro ou prata maciços (leia na descrição de cada item) podem sofrer descolamento, oxidação ou alteração da cor quando expostas à umidade ou água, portanto retire-as antes do banho diário ou ao entrar no mar ou piscina. ​ 

Limpar as peças de madeira com água doce e sabão neutro líquido, sem deixar de molho e evitando riscar a superfície, secar com uma flanela limpa. Nunca utilizar nas peças produtos químicos como cremes e perfumes, sob o risco de manchá-las. Evitar longas exposições solares direta ou molhar por muito tempo, sugerimos retirar antes de tomar banho diário, banho de mar ou praticar natação, por exemplo. 

Antes de dormir, retire as peças frágeis que possam quebrar-se ou peças com aplicação de cristais, pedras e adornos colados, evitando que descolem ou se desprendam com o atrito. Evite choques, quedas, torções pois a peça poderá quebrar ou ter suas partes descoladas, evite contato com materiais que possam arranhar a peça ou ocasionar o desprendimento e/ou descolamento das pedras, cristais ou adornos colados.

 

  • Peças de vidro pirex/ vidro borossilicato

São resistentes ao calor, podem ser lavadas com água doce e sabão neutro liquido, secar com uma flanela limpa, evitando riscar a superfície. Manuseie com cuidado, retire antes de dormir e evite quedas, pois a peça poderá quebrar-se caso sofra pancadas, quedas ou torções. Em caso de quebra, descontinue o uso para que a peça não cause ferimentos.

 

  • Peças com Zircônias e Strass 

Zircônias e strass podem escurecer ou ter cor alterada devido à acumulo de poeira, de enxofre presente na poluição que se acumula entre a pedra e o metal, ou devido ao contato com ácido úrico, normalmente presente no suor. Normalmente podem ser limpas com água e sabão neutro e secas com flanela limpa e macia. Em casos mais extremos sugerimos limpeza profissional, feita por ourives. Sugerimos que se evite o contato com produtos químicos, loções, cremes e perfumes. Antes de dormir, retire as peças frágeis que possam quebrar-se ou se desprender com o atrito. Retire antes da prática de atividades físicas, antes do banho diário, de mar ou de piscina.

 

Não são considerados defeitos de fabricação: 

Peças riscadas, amassadas, quebradas devido quedas, torção ou pressão; com strass ou pedras perdidas; perda de esferas, spikes ou outros fechos;  escurecimento ou alteração na cor causado devido à falta de cuidados, pelo desgaste natural após uso constante ou devido à ação de ácido úrico naturalmente produzido pelo organismo do usuário.  É altamente indicado que o cliente questione o seu body piercer quanto aos tamanhos ideais para você (espessura, comprimento de haste e diâmetro) antes de adquirir uma jóia, pois não nos responsabilizamos por escolha de tamanho errado. 

Fatores como baixa imunidade, higiene inadequada ou alergia a materiais podem causar inflamações. Recomendamos que antes de adquirir um produto faça um teste de alergia com um médico e antes de trocar uma jóia faça a correta limpeza da perfuração e da peça, se possível com o auxílio de um body piercer certificado. Não recomendamos utilização de jóias em pele não cicatrizada, ferida ou sensibilizada por qualquer motivo.

Danos ou perdas por má utilização e/ou má conservação das peças não garantem a troca.

Caso ainda haja dúvidas, contate-nos através do email sac@gaiabodyart.com.br ou formulário de contato do site.

Sobre a loja

Somos a Gaia Body Art, loja especializada em piercings, alargadores e brincos hipoalergênicos ♡ Enviamos de São Paulo para todo Brasil via Correios, com código de rastreamento e toda segurança. Entre em contato com nosso atendimento via e-mail sac@gaiabodyart.com.br ou pelo formulário "fale conosco", respondemos em até 48h, de segunda a sexta, em horário comercial. Aproveite nosso cupom de primeira compra: BOASVINDASGAIA ☆

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
Selos

Gaia Body Art - CNPJ: 26.812.013/0001-59 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail